Sétima Aula de ANATOMIA: 29/05/2017
maio 29, 2017
Sistema Cardiovascular
Esse sistema não entra em contato com o AR
A função do sistema cardiovascular é levar o material nutritivo para todos os tecidos do corpo, através da circulação do sangue, e servir como via para a troca gasosa. Esse sistema é composto pelo coração, sangue e pelos vasos sanguíneos (veias e artérias).
- SANGUE
Todas as células do nosso corpo necessitam de nutrientes para a manutenção dos seus processos vitais. Entre eles estão:
- Carboidratos (açúcares)
- Lipídeos (gordura, fonte principal de energia)
- Proteínas (formação da massa do corpo e um dos compostos do DNA etc)
- Sais Minerais (sódio, potássio etc)
- Vitaminas (composto químico que auxilia no funcionamento de alguma parte do corpo, ex. Vitamina C ajuda na imunidade)
- H2O (carrega tudo)
Cabe ao sangue o transporte desses nutrientes pelo corpo. Além disso o sangue transporta oxigênio para todos os tecidos.
O sangue é composto de uma parte líquida, denominada PLASMA e elementos celulares. No plasma sanguíneo encontramos água, nutrientes, hormônios e etc.
Elementos do Sangue
- Glóbulos Vermelhos (hemácias): função de transporte de oxigênio (leva) e gás carbonico (tira).
O Oxigênio (O2) cola na hemoglobina por causa do ferro (Fe++) (ferro organico)
Grupo Sanguíneo
Proteína diferentes em cada grupo que produzem anticorpos e são rejeitadas se forem de grupos diferentes (causando o choque anafilático e a morte do indivíduo).
Observou-se ainda a presença de outra proteína adicional, o Fator Rh (*curiosidade* o no Rh veio de Rhesus, o macaco que era estudado quando descobriu-se a existencia dessa proteína)
Onde o Rh+ (positivo) pode receber doação do Rh- (negativo), porém o Rh+ (positivo) não pode doar para o Rh - (negativo)
Eritroblastose Fetal:
Uma mulher com Rh- (negativo) que tenha um filho com um homem do Rh+ (positivo) e a criança venha a ter Rh+ (positivo) pode ter problemas com o segundo filho.
O primeiro filho por estar envolto pela placenta não tem contato direto com o sangue da mãe o que não causa a rejeição por serem de Rh DIFERENTES, porém ao nascer a bolsa se rompe e a criança entra em contato com o sangue, que na mesma hora cria anticorpos contra aquele Rh diferente, porém como isso acontece na hora do nascimento não da tempo do primeiro filho sofrer nada.
Mas na segunda gestação o anticorpo já criado permanece e se novamente o feto for Rh+(positivo) diferente da mãe que é Rh-(negativo) pode causar problemas a criança.
Uma mulher com Rh- (negativo) que tenha um filho com um homem do Rh+ (positivo) e a criança venha a ter Rh+ (positivo) pode ter problemas com o segundo filho.O primeiro filho por estar envolto pela placenta não tem contato direto com o sangue da mãe o que não causa a rejeição por serem de Rh DIFERENTES, porém ao nascer a bolsa se rompe e a criança entra em contato com o sangue, que na mesma hora cria anticorpos contra aquele Rh diferente, porém como isso acontece na hora do nascimento não da tempo do primeiro filho sofrer nada.
Mas na segunda gestação o anticorpo já criado permanece e se novamente o feto for Rh+(positivo) diferente da mãe que é Rh-(negativo) pode causar problemas a criança.
Há uma injeção IMUNOSSUPRESSORA que deve ser tomada na segunda gestação e no parto do primeiro filho onde ela inativa o anticorpo criado para rejeitar o feto com Rh diferente.
- Glóbulos Brancos (Leucócitos):
Células de defesa do organismo.
Para proxima aula pesquisar como elas atuam.




0 comentários